Visita técnica fortalece parcerias em Fisiologia do Estresse em Plantas entre UFV, Embrapa e UFMG

Pesquisadores do PPG em Fisiologia Vegetal da UFV, integrantes da REDE Mineira de Fisiologia do Estresse e do INCT Fisiologia do Estresse, realizaram uma visita técnica à Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, e ao ICB/UFMG, em Belo Horizonte, com o objetivo de fortalecer parcerias em pesquisa sobre fisiologia do estresse em plantas.


Publicado em: 07/05/2025 às 10:10hs

Visita técnica fortalece parcerias em Fisiologia do Estresse em Plantas entre UFV, Embrapa e UFMG

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal da UFV, integrantes da REDE Mineira de Fisiologia do Estresse e do INCT Fisiologia do Estresse, realizaram nos dias 23 e 24 de abril uma visita técnica à Embrapa Milho e Sorgo em Sete Lagoas e ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG) em Belo Horizonte. Integraram a comitiva da UFV o coordenador do projeto REDE, Prof. Adriano Nunes Nesi, bem como o Prof. Agustín Zsögön e a Dra. Marcelle Silva, todos parte do PPG em Fisiologia Vegetal. O intuito da viagem foi aprofundar as parcerias de pesquisa em fisiologia do estresse em plantas, bem como estreitar as relações já existentes entre os pesquisadores e estudantes. O esforço foi fundamentado nas necessidades da REDE Mineira, cujo objetivo é incentivar a criação, a manutenção e o fortalecimento de redes de pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Estado de Minas Gerais, financiado pela FAPEMIG.

Em Sete Lagoas a anfitriã foi a Dra. Claudia Teixeira Guimarães, quem apresentou os laboratórios e área de experimentação da Embrapa Milho e Sorgo. Os pesquisadores da UFV presentaram seus resultados de pesquisa em forma de seminários, que foram bem recebidos e geraram interessantes discussões cientificas. Já em Belo Horizonte, os pesquisadores foram recebidos pelos professores Marcel Giovanni Costa França e Joni Esrom Lima, e integrantes dos grupos de pesquisa deles, onde passaram uma manhã muito produtiva discutindo projetos, resultados e potenciais interações entre os grupos. Durante a tarde os pesquisadores visitaram também as instalações do ICB/UFMG, conhecendo os laboratórios e as estruturas de cultivo de plantas.

Por fim, em ambas as visitas buscou-se prospectar oportunidades de interação com os pesquisadores dos centros de tecnologia e inovação associados às instituições visitadas, objetivo que foi alcançado e será de grande valia em produções futuras com uma colaboração aprofundada entre os grupos participantes do Projeto REDE.