Projeto que recupera áreas degradadas na Amazônia é apresentado em evento paralelo da COP30

Pesquisador do INCT-FEP, Dr. José Francisco Carvalho, destaca resultados do Nanorad’s, iniciativa que investiga o uso de nanomoléculas de carbono para acelerar o crescimento da castanheira-da-Amazônia e restaurar solos degradados.


Publicado em: 17/11/2025 às 19:30hs

Projeto que recupera áreas degradadas na Amazônia é apresentado em evento paralelo da COP30


O vice-coordenador do INCT-FEP e pesquisador do INPA, Dr. José Francisco Carvalho, apresentou, durante um evento paralelo da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), os avanços do Nanorad’s, projeto científico que integra membros do INCT e busca soluções para a recuperação de áreas degradadas na Amazônia.

Coordenado pelo INPA e com forte participação de pesquisadores associados ao INCT-FEP, o Nanorad’s investiga o efeito da arbolina, uma nanomolécula de carbono, na aceleração do crescimento da castanheira-da-Amazônia (Bertholletia excelsa) e na recuperação de solos degradados. Os estudos são conduzidos em três sistemas de plantio:

  • Monocultivo de castanheira;
  • Plantio misto, composto por castanheira e ingá (espécie reconhecida por fixar nitrogênio no solo);
  • Sistema Agroflorestal (SAF), com castanheira, ingá, banana e cacau.

Uma das principais inovações da iniciativa é o uso de sensores avançados, capazes de medir em tempo real o crescimento das árvores e sua capacidade de absorção de carbono. Essa ferramenta conecta ciência, restauração ecológica e soluções climáticas ao permitir o acompanhamento preciso dos efeitos da arbolina em diferentes ambientes de produção.

O projeto reúne mais de 60 pesquisadores de instituições de nove estados da Amazônia Legal, fortalecendo redes de cooperação e aproximando ciência de ponta do conhecimento tradicional e regional. Para o INCT-FEP, iniciativas como o Nanorad’s reforçam a importância da pesquisa colaborativa e multissetorial para o fortalecimento da bioeconomia amazônica.

A participação de pesquisadores do INCT-FEP em iniciativas de grande impacto como esta reforça o compromisso do Instituto em apoiar pesquisas que contribuam para a conservação da floresta, a restauração ecológica e o desenvolvimento socioeconômico da região.