Professor Dr. Fábio DaMatta recebe Medalha do Mérito Cafeeiro no 49º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

Reconhecimento nacional destaca as contribuições científicas de membro do INCT-FEP para o avanço da cafeicultura brasileira.


Publicado em: 29/10/2025 às 10:00hs

Professor  Dr. Fábio DaMatta recebe Medalha do Mérito Cafeeiro no 49º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

 

O professor Dr. Fábio DaMatta, membro do INCT-FEP, recebeu a Medalha do Mérito Cafeeiro durante a cerimônia de abertura do 49º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, que está sendo realizado em Poços de Caldas (MG), entre os dias 28 e 31 de outubro de 2025.

A honraria é concedida a profissionais que se destacam por suas relevantes contribuições científicas e tecnológicas para o desenvolvimento da cafeicultura brasileira.

Com uma carreira consolidada na área da fisiologia vegetal, o professor Fábio tem se dedicado ao estudo dos mecanismos de tolerância das plantas ao estresse ambiental, com foco especial no cafeeiro. Suas pesquisas têm fornecido bases fundamentais para o aprimoramento da produtividade, da sustentabilidade e da resiliência da cultura do café frente às mudanças climáticas, tornando-o uma das principais referências científicas do setor.

O Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras é um dos mais importantes eventos científicos do setor. Nesta 49ª edição, o encontro reúne centenas de pesquisadores, técnicos e produtores para discutir novas tecnologias e resultados de pesquisa. Estão sendo apresentados 460 trabalhos científicos — um número recorde — abrangendo diversas áreas da cafeicultura: 54 sobre pragas, 46 sobre doenças, 27 sobre sementes, mudas e plantio, 132 sobre práticas culturais, 53 sobre colheita e preparo do café, 94 sobre melhoramento genético, 28 sobre ecologia e fisiologia e 26 sobre estudos socioeconômicos.

Os trabalhos do professor Fábio tem contribuído significativamente para a missão do INCT-FEP de gerar conhecimento científico aplicado ao desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável e resiliente.