Pesquisadores do INCT lideram edição especial da revista internacional Plant Physiology sobre Ecofisiologia Vegetal

Webinar internacional celebra a Focus Collection 2026, editada por membros do INCT, com debates sobre respostas das plantas às mudanças climáticas


Publicado em: 28/01/2026 às 14:00hs

Pesquisadores do INCT lideram edição especial da revista internacional Plant Physiology sobre Ecofisiologia Vegetal

 

Pesquisadores vinculados ao INCT Fisiologia do Estresse estão entre os editores da Focus Collection on Plant Ecophysiology 2026 da revista Plant Physiology, dedicada ao tema Ecofisiologia Vegetal, que será celebrada em um webinar internacional no dia 26 de fevereiro de 2026, às 11h (horário de Brasília).

A edição especial foi editada por Wagner L. Araújo e Agustin Zsögön, ambos membros do INCT, em conjunto com Florian Busch, Tracy Lawson, Christine Scoffoni e Xinguang Zhu, e reúne avanços recentes na compreensão dos mecanismos fisiológicos que regulam o desempenho das plantas em diferentes ambientes, especialmente sob condições de estresse associadas às mudanças climáticas.

O webinar “Plant Physiology: Focus on Ecophysiology” contará com apresentações de Amanda Cardoso, Thomas Williams e Sabina Villadangos, que discutirão resultados de estudos publicados nesta Focus Collection. A sessão será conduzida por Agustin Zsögön, editor da Plant Physiology, e moderada por Thomas Depaepe, Assistant Features Editor da revista.

A Ecofisiologia Vegetal é uma área central para os objetivos do INCT, pois investiga como plantas respondem a fatores físicos, químicos e biológicos, integrando escalas que vão do nível molecular ao ecossistêmico. Os estudos reunidos nesta edição especial abordam temas como relações hídricas e produtividade agrícola, modelagem metabólica para previsão de resiliência climática e estratégias de tolerância extrema à seca em plantas adaptadas a ambientes severos.

A liderança de pesquisadores do INCT nesta iniciativa internacional reforça o papel do Instituto na produção de conhecimento de excelência, na formação de redes científicas globais e no avanço de soluções científicas voltadas à sustentabilidade ambiental e adaptação às mudanças climáticas.

Para mais informações, clique aqui