Pesquisadores do INCT fortalecem cooperação científica entre Brasil e Chile em convênio de dupla titulação de doutorado

Membros do INCT orientam estudantes em programa conjunto entre a Universidade Federal de Viçosa e a Universidade Católica de Temuco, promovendo formação internacional em Fisiologia Vegetal e Ciências Agropecuárias.


Publicado em: 24/10/2025 às 12:30hs

Pesquisadores do INCT fortalecem cooperação científica entre Brasil e Chile em convênio de dupla titulação de doutorado

 

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fisiologia de Plantas em Condições de Estresse (INCT Fisiologia do Estresse) comemora mais um avanço na internacionalização da ciência brasileira com o convênio de dupla titulação de doutorado firmado entre o Programa de Doutorado em Fisiologia Vegetal da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Programa de Doutorado em Ciências Agropecuárias da Universidade Católica de Temuco (UCT), no Chile.

Esse acordo pioneiro permite que os estudantes realizem um semestre de atividades acadêmicas e de pesquisa na instituição parceira, desenvolvendo parte de suas teses de doutorado em ambiente internacional. Ao concluir o programa, os participantes recebem duas titulações de doutorado reconhecidas, fortalecendo a cooperação científica e a integração entre os grupos de pesquisa de ambos os países.

Atualmente, duas doutorandas já participam dessa iniciativa. Yoselin Sandoval, estudante chilena do Programa de Doutorado em Ciências Agropecuárias da UCT, encontra-se na UFV, onde realiza período sanduíche na Unidade de Crescimento de Plantas sob orientação do Prof. Adriano Nunes-Nesi, coordenador do INCT.

img-20250903-200616-1-768x599

Yoselin Sandoval, estudante chilena do Programa de Doutorado em Ciências Agropecuárias da UCT.

“Essa experiência tem sido um processo de grande aprendizado tanto acadêmico quanto pessoal. Trabalhar na UCP-UFV me permitiu conhecer novas metodologias em fisiologia vegetal e bioquímica, além de ampliar minha autonomia e capacidade de gestão em pesquisa”, conta Yoselin. “Viver em Viçosa me fez perceber o valor que o Brasil dá à ciência e à educação, e isso tem sido inspirador para minha formação.”

 

Em contrapartida, Deisy Cuellar, doutoranda colombiana do Programa de Fisiologia Vegetal da UFV, sob orientação do Prof. Dimas Mendes Ribeiro, realiza uma estadia de seis meses na UCT, e coorientação do Dr. Claudio Inostroza Blancheteau, no âmbito do projeto Anillo Frijol.

1000226950-1-768x768

Deisy Cuellar, doutoranda colombiana do Programa de Fisiologia Vegetal da UFV.

“É uma experiência muito enriquecedora, tanto profissional quanto pessoal. Estou aprendendo novas técnicas e formas de trabalho, e poder obter dois títulos de doutorado em programas de excelência é uma oportunidade única”, afirma Deisy.

 

As duas doutorandas também destacam o papel essencial de seus orientadores e da rede de colaboração entre Brasil e Chile.

“Queremos agradecer especialmente aos professores Adriano Nunes-Nesi (orientador UFV), Wagner Araújo (Coordenador do Programa de Pós-graduação em Fisiologia Vegetal da UFV) e Dimas Mendes Ribeiro (orientador UFV), e aos professores Claudio Inostroza Blancheteau (orientador UCT) e Mauricio Silva (diretor do Programa de Doutorado em Ciencias Agropecuarias – UCT) por acreditarem neste convênio e tornarem possível uma experiência que transforma nossa formação científica e pessoal”, disseram.

 

O INCT, por meio de seus pesquisadores e programas de cooperação, reafirma seu compromisso com a formação de recursos humanos de excelência, a internacionalização da ciência brasileira e a integração latino-americana.