INCT destaca participação de pesquisador em seminário do Programa Participa Minas sobre desenvolvimento sustentável

Evento reuniu representantes do MPF, Foripes-MG e coordenadores dos 14 projetos selecionados, incluindo iniciativa liderada pelo professor Dr. Agustin Zsögön, membro do INCT.


Publicado em: 01/12/2025 às 08:00hs

INCT destaca participação de pesquisador em seminário do Programa Participa Minas sobre desenvolvimento sustentável

 

O Programa Participa Minas promoveu, na última sexta-feira (28), o seu primeiro seminário, realizado no auditório do Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF-MG), em Belo Horizonte. A iniciativa reuniu autoridades, pesquisadores e representantes das universidades federais mineiras para apresentar resultados e perspectivas das ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e à mitigação dos impactos da mineração no estado.

Estiveram presentes o reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e presidente do Foripes-MG, Demetrius David da Silva, o procurador da República Carlos Bruno Ferreira da Silva, além dos coordenadores e equipes dos 14 projetos contemplados no primeiro edital do Programa.

Durante a abertura, o procurador Carlos Bruno destacou o orgulho em apoiar iniciativas que fortalecem a sustentabilidade e a recuperação de áreas afetadas pela mineração. Ele ressaltou a parceria com as universidades federais e elogiou o profissionalismo da UFV e da Fundação Arthur Bernardes na gestão dos projetos. Segundo ele, o Participa Minas tem potencial para inspirar outras unidades do MPF a investirem em programas semelhantes.

O reitor Demetrius David da Silva relembrou o início da articulação que deu origem ao Programa, destacando a importância da colaboração entre as instituições federais de ensino de Minas Gerais. Para ele, a iniciativa reforça a qualidade científica das universidades e se torna ainda mais relevante diante do cenário de restrição orçamentária. Demetrius também enfatizou que o sucesso dos resultados poderá garantir novas edições do Programa.

Entre os projetos que já se destacam está a iniciativa “Melhoramento genético participativo de pimentas para o fortalecimento da agricultura sustentável em Minas Gerais”, coordenada pelo professor Dr. Agustin Zsögön, da UFV, pesquisador vinculado ao INCT. O projeto desenvolve alternativas para fortalecer a agricultura familiar e ampliar a resiliência produtiva em regiões minerário-dependentes, por meio do melhoramento participativo de variedades de pimenta, integrando ciência, tradição e inovação.

Além dele, outros projetos também vêm ganhando projeção, como a proposta coordenada pela professora Polyana Pizzi Rotta (UFV), escolhida para representar o MPF na Conferência do Clima COP-30.

Ao longo do evento, os pesquisadores apresentaram resultados, metodologias e impactos preliminares de iniciativas que abrangem temas como gestão hídrica comunitária, agricultura sustentável, recuperação ambiental, inovação social, produção de materiais a partir de rejeitos de mineração, mapeamento territorial e promoção de segurança alimentar.

Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFV, Ambrósio Ferreira Neto, responsável pela coordenação geral do edital, o seminário marca o encerramento do primeiro ano de atividades do Programa, que conta com acompanhamento contínuo e prestação de contas ao MPF. Ele reforçou o engajamento de professores, técnicos e estudantes em enfrentar desafios socioambientais complexos relacionados ao setor minerário em Minas Gerais.

Os 14 projetos contemplados envolvem equipes multidisciplinares de seis universidades federais (UFV, UFMG, Ufop, Ufla, UFJF e Unifal) e têm conclusão prevista para 2026.

Com resultados promissores, o Participa Minas reafirma o papel estratégico das instituições públicas de ensino superior na promoção de soluções científicas e tecnológicas para os desafios socioambientais de Minas Gerais, fortalecendo práticas sustentáveis e a recuperação de áreas afetadas pela mineração, com destaque para a contribuição dos pesquisadores do INCT, que ampliam o alcance e o impacto das ações desenvolvidas pelo Programa.