III Workshop Fisiologia do Estresse Abiótico em Plantas reúne especialistas e pesquisadores em Viçosa

Evento promovido pela Rede Mineira e pelo INCT Fisiologia do Estresse destaca avanços científicos e promove integração entre instituições parceiras nos dias 16 e 17 de outubro na UFV.


Publicado em: 17/10/2025 às 15:35hs

III Workshop Fisiologia do Estresse Abiótico em Plantas reúne especialistas e pesquisadores em Viçosa

Nos dias 16 e 17 de outubro de 2025, o auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi palco da terceira edição do Workshop Fisiologia do Estresse Abiótico em Plantas, um encontro que reuniu pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de representantes do setor produtivo, para debater os avanços científicos relacionados aos estresses abióticos em plantas.

O evento, realizado de forma presencial em Viçosa-MG, é fruto das ações conjuntas da Rede Mineira em Fisiologia de Plantas sob Condições de Estresse (financiada pela FAPEMIG) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Fisiologia de Plantas em Condições de Estresse (INCT-FEP, financiado pelo CNPq). A proposta do workshop é fortalecer parcerias interinstitucionais e divulgar os resultados de pesquisas em áreas como seca, salinidade, termotolerância, interações planta-solo, metabolismo, regulação hormonal e respostas fisiológicas e bioquímicas ao estresse.

A programação contou com conferências e apresentações de pesquisadores de diversas instituições brasileiras, incluindo UFV, UFJF, INPA, UFC, UFMT, UFMG, UFLA, EMBRAPA, UFAM, além da participação de empresas como Krilltech e BR Algas, que trouxeram perspectivas sobre a transição da pesquisa básica para a inovação no setor agrícola.

Além das palestras, o evento proporcionou momentos de networking, como reuniões internas dos membros da Rede Mineira e do INCT, fortalecendo a troca de experiências e a articulação de novos projetos colaborativos.

Com um ambiente propício à integração entre ciência, tecnologia e inovação, o III Workshop reafirmou o papel do INCT e Rede Mineira como referência em pesquisa agroambiental e fisiologia vegetal, contribuindo para o enfrentamento dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela escassez de recursos naturais no Brasil e no mundo.