Fisiologia Vegetal da UFV mantém nota máxima na Avaliação Quadrienal da CAPES

Avaliação Quadrienal 2021–2024 reafirma liderança nacional e internacional do Programa, fortemente integrado às atividades do INCT Fisiologia de Plantas em Condições de Estresse


Publicado em: 14/01/2026 às 14:30hs

Fisiologia Vegetal da UFV mantém nota máxima na Avaliação Quadrienal da CAPES

O Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal da Universidade Federal de Viçosa (UFV) manteve o conceito 7, nota máxima atribuída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Avaliação Quadrienal referente ao período 2021–2024. O resultado foi publicado e homologado na última segunda-feira, dia 12 de janeiro de 2026.

A nota 7 é concedida apenas a programas considerados de excelência nacional e internacional. É importante mencionar que o Programa de Fisiologia Vegetal obteve conceito “Muito Bom” em TODOS os quesitos, itens e subitens analisados, incluindo Programa, Formação e Impacto na Sociedade, o que equivale à avaliação MÁXIMA em todo o processo.

A Avaliação Quadrienal da CAPES leva em conta diversos indicadores, como a qualidade da formação de mestres e doutores, a produção científica de docentes e discentes, o impacto e a inovação da produção intelectual, a internacionalização e o retorno das atividades do Programa para a sociedade. De acordo com o relatório, vários indicadores do Programa de Fisiologia Vegetal ficaram bem acima das médias da área de Ciências Agrárias I, reforçando sua posição de destaque no cenário nacional.

Para a coordenação do Programa, o resultado reflete o trabalho coletivo desenvolvido ao longo do quadriênio. A manutenção do conceito 7 é atribuída ao engajamento do corpo docente, à participação ativa de discentes e egressos, à qualidade das pesquisas desenvolvidas junto ao nosso Programa e ao suporte institucional oferecido pela UFV. O relatório também reconhece a liderança acadêmica do Programa e sua forte inserção nacional e internacional.

Apesar do desempenho altamente positivo, a avaliação aponta pontos que demandam atenção e que servirão de base para ajustes no planejamento estratégico do Programa, com o objetivo de manter e fortalecer o padrão de excelência ao longo dos próximos ciclos avaliativos.

A permanência do conceito máximo é fundamental para a visibilidade do Programa e para a continua obtenção de recursos junto a empresas e órgãos de fomento nacionais e internacionais, o que, na prática, contribui diretamente para a continuidade das atividades de pesquisa, formação de recursos humanos altamente qualificados e impacto científico e social da Fisiologia Vegetal na UFV.